Como Manter a Casa Arrumada, Organizada e Limpa

Se quer manter a casa arrumada, organizada e limpa de uma forma fácil e que não se intrometa no seu dia-a-dia damos-lhe algumas sugestões que consideramos essenciais!

Manter a casa arrumada, organizada e limpa não é uma questão de trabalho e de dedicação, é sim uma questão de hábito. Se nos educarmos a ter alguns hábitos, a nossa casa terá sempre um ar arrumado e limpo e, o mais importante, é que no dia de dedicar algumas horas a uma limpeza profunda à casa, não irá custar tanto e essas horas serão muito inferiores!

E lembre-se do nosso Melhor Amigo Vinagre quando for limpar a sua casa de forma mais profunda. Se ainda não sabe como este ingrediente super barato pode facilitar e muito na limpeza veja algumas Dicas de Limpeza com Vinagre!

Entretanto, para manter a sua casa limpa e organizada só precisa de adquirir alguns hábitos que referimos a baixo, e verá o quão fácil é manter a nossa casa arrumada, organizada e limpa!

1. Sempre que retirar algo do lugar, volte a arrumar

Se o fizer sempre, nunca terá nada fora do sítio. Arranje um lugar para cada coisa.

2. Use etiquetas

Se tem crianças, este é o truque perfeito para não haver coisas nos lugares errados. Identifique os sítios das coisas com palavras ou imagens para que quando pedir às crianças para arrumar, elas possam encontrar o lugar facilmente e ainda dar-lhe uma enorme ajuda.

Dentro dos móveis, coloque as etiquetas nas prateleiras. Não se irão ver, somente quando forem abertas e ajudarão a que as coisas tenham o seu lugar e sejam fáceis de encontrar.

3. Crie caixas de arrumação

Caixa de extensões, caixa de produtos de higiene diários, caixa de produtos de limpeza corporal e facial, caixa de material escolar, caixa de instrumentos de música, etc. E claro, etiqueta em todas elas.

Dentro de móveis escondidas, ou giras e à vista, caixas serão sempre a resposta para a arrumação perfeita. Tudo tem um lugar. Arranje caixas que tenham um puxador para serem mais práticas na hora de abrir.

4. Aproveite o potencial das gavetas

O que acaba por acontecer, é que nas gavetas cabe imensa coisa mas acabamos por atirar lá para dentro tentando dar um jeito. Mas com o abrir e o fechar, e nós próprios a remexer cada vez que queremos alguma coisa, acabamos por deixar uma bagunça.

O truque é arranjar pequenas caixas que nos ajudem a separar as coisas. Tupperwares velhos, caixas de cartão que tenham vindo com algum produto que comprámos, embalagens de iogurtes. Verá que tudo será mais fácil de ser encontrado!

5. Lave a loiça sem desculpas

A verdade é que vamos fazer o almoço. Na pia ainda se encontram as taças dos cereais dos miúdos e a colher do seu iogurte. Começamos a cozinhar. Mais uma panela, uma frigideira, 3 garfos e um copo medidor para o lava-loiça. Terminamos e surge mais uma tonelada de loiça. Bom, nem falemos depois do almoço e todos os pratos para lavar. E daí nasce a desmotivação.

TRUQUE: Lave a loiça assim que colocar na pia. Vai-me dizer que não tem 3 minutos para lavar aquelas duas taças dos miúdos e a colher? E quando a água do esparguete teve a aquecer, não podia ter lavado o medidor? Lave. E no final, tudo será mais fácil. A loiça do escorredor estará pronta a arrumar e terá muito menos loiça para lavar. Para não falar da otimização do tempo. Eduque os miúdos (se tiverem idade) a fazer o mesmo.

6. Limpe o fogão logo após a utilização

É regra! Assim que terminar de cozinhar, vá tomar a sua refeição descansada mas quando chegar a hora de limpar a bancada, o fogão não pode fugir. Limpe também os azulejos no seu redor. Se sempre fizer este ritual, nunca terá pingas de gordura ressequidas no azulejo que darão imenso trabalho a tirar depois de alguns dias de secura.

7. Limpe o forno

Utiliza, limpa. É agarrar num pano e num produto desengordurante, borrifar e passar. Não tem nada que saber.

Deixe o fogão aberto para arrefecer antes de limpar e para respirar após a limpeza.

8. Descalce à entrada e não use sapatos em casa

Esta é uma dica muito importante, não só para manter a casa limpa mas para a sua saúde. Ganhe esse hábito e verá que terá que limpar o chão muito menos vezes e já não dará dores de cabeça quando vir os miúdos com a cara esparramada no piso do quarto.

Adquira estes 8 hábitos e verá que a lida doméstica será muito mais fácil na hora de limpar e garanta a sua casa arrumada e organizada todos os dias sem muito esforço!


Dicas

Deixe uma resposta